top of page

PUBLICIDADE

Ferragens para vidro apresentam oportunidades de crescimento nos próximos anos

Imagem: Blindex

A mesma importância que se dá ao indicar o tipo de vidro certo para cada ambiente, é necessário dar na escolha da ferragem adequada, pois elas influenciam para o bom funcionamento do produto. Atualmente, existe diversas opções de material no mercado, por isso é necessário conhecer as suas funcionalidades e as normas. Este ano, depois de mais de cinco anos de trabalho da Comissão de Estudo Especial de Ferragens (ABNT/CEE-188), a normatização de ferragens para vidros temperados está sendo finalizada e será publicada em breve. Nesta nova norma, consta o código da ferragem, sua descrição, aplicação, capacidade máxima que deve ser submetida e a ciclagem mínima que precisa suportar.

Importantes empresas do segmento do vidro estão apostando nas ferragens, resultando em um fortalecimento do mercado em geral. Glória Cardoso, coordenadora de marketing e vendas da Blindex, conta que não se pode ignorar o fato de que o vidro não trabalha sozinho. “Os acessórios que acompanham o vidro são tão importantes quanto o produto principal, por isso estamos investindo na melhoria contínua, garantindo que o vidro ganhe cada vez mais espaço no mercado de arquitetura e construção, possibilitando inovadoras aplicações”, afirma.

Enquanto algumas empresas acabam entrando mais tarde neste setor, outras já nasceram com o DNA em ferragens e permanecem investindo em novas tecnologias. Tomas Catafay, vice-presidente da Dormakaba, uma das três maiores empresas globais no mercado de segurança e soluções de acesso, comenta: “Identificamos que o atual mercado de ferragens brasileiro apresenta diversas inovações e está em constante crescimento. Os sistemas de ferragens para portas, vidros e sistemas deslizantes conseguem integrar e valorizar a arquitetura dos ambientes”.

Para existir um equilíbrio entre performance e design, é preciso investir em qualidade, durabilidade e serviço. “Além de contar com alta tecnologia, as ferragens devem ser produzidas com materiais nobres e processos fabris de última geração, reforçando a harmonia entre funcionalidade e design. Outro ponto importante é especificar corretamente o produto, identificando a ferragem ideal para cada tipo de vidro. É importante estar atento à especificação técnica junto aos fabricantes, além de especificadores do mercado da construção civil e vidraceiros.”, complementa Catafay.

A tendência do segmento é oferecer cada vez mais soluções integradas para variados tipos de investimento e aplicações. Em relação aos produtos, a aposta fica em fechaduras eletrônicas e barras antipânico.

Você também pode gostar de ler sobre:

bottom of page