top of page

PUBLICIDADE

O Grande Teatro Nacional da China

O Grande Teatro Nacional, projetado pelo arquiteto francês Paul Andreu, está localizado em Pequim na China. É um edifício curvo e gigantesco que possui uma superfície de 149.500 metros quadrados. A construção é uma cúpula com cobertura de vidro curvo e titânio que aparenta estar cortada ao meio e forma uma ilha no centro de um lago artificial.

A cúpula está conectada à costa por meio de uma passagem subterrânea transparente de 60 metros de comprimento, o que deixa o seu exterior intacto sem nenhuma abertura.

O prédio abriga uma casa de ópera, uma sala de concertos, um teatro e espaços de arte e exposição. A casa de ópera está situada no centro do edifício e as salas de concerto e teatro aos lados da casa.

A casa de ópera é o elemento mais importante do projeto, é revestida por uma malha de metal dourada e suas paredes são parcialmente transparente na presença de luz, tornando-se opacas quando as áreas atrás estão apagadas.

A obra foi projetada com um jogo de passagens, cruzamentos, transparência e luz. As áreas internas são abertas ao público e possuem ruas, praças, áreas comerciais e restaurantes. Na sala mais alta é possível ter uma visão geral da cidade, a qual varia conforme a passagem do dia.

A construção do Grande Teatro Nacional em um local com tanta importância histórica nos mostra a relação da cultura com o mundo contemporâneo.

Você também pode gostar de ler sobre:

bottom of page