top of page

PUBLICIDADE

Vidro insulado oferece conforto acústico e outras vantagens


Para os moradores de grandes centros urbanos, os ruídos e sons externos podem gerar um incômodo considerável, principalmente durante a noite. Trânsito, música e ruídos de animais são alguns dos exemplos mais comuns que as pessoas tentam amenizar com vidros que possuem funções acústicas. O vidro mais utilizado nestes casos é o duplo insulado.

O vidro insulado é formado por duas ou três placas planas paralelas, separadas por um espaçador, com bordas hermeticamente seladas ao longo de todo seu perímetro, formando em seu interior uma câmara estanque e desidratada. Para receber a característica acústica e garantir a redução efetiva do ruído, o vidro pode ser duplo, laminado ou duplo e laminado, a fim de atenuar as vibrações produzidas na superfície dos vidros ao receber ondas sonoras. Além disto, o isolamento de ruídos depende principalmente da espessura das placas, da utilização de laminados, da qualidade dos caixilhos utilizados e de uma correta vedação. A escolha por este tipo de vidro vem aumentando nos últimos anos.

A Norma NBR 15575 ABNT:2013, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (conhecida como Norma de Desempenho de Edificações Habitacionais) estabelece padrões mínimos de atenuação acústica nas residências. Esta regulamentação estabelece que, para ambientes sujeitos a ruído intenso de meios de transporte e de outras naturezas, o nível de desempenho acústico do vidro deverá ser de no mínimo 30 decibéis.

“Para que um vidro duplo realmente reduza a incidência de ruídos a níveis satisfatórios, as chapas devem apresentar espessuras diferentes para barrar as frequências variadas, além de serem bem grossas – quanto mais massa, maior o isolamento. Cada tipo de vidro possui um desempenho acústico que depende da lei da massa. Vidros finos atenuam frequências de som altas e vidros grossos atenuam frequências de som baixas. Por esta razão, combinar espessuras de vidros assimétricos pode aumentar o desempenho acústico do vidro”, complementa Giorgio Martorell, gerente de vendas da fábrica de máquinas, fornos e acessórios para vidros LiSEC.

A empresa, que é especialista na produção de vidros e componentes para função acústica, esclarece que existe três tipos de espaçadores utilizados para fabricação de vidro duplo: perfis de alumínio, espaçador flexível ou termoplástico.

O vidro duplo também pode ser utilizado para o conforto térmico, tanto para refrescar quanto para isolar o calor interno. Devido às duas folhas de vidro e do caixilho central, a temperatura que vem de fora, ao passar pelo primeiro vidro, acaba perdendo força e ao encontrar o segundo vidro, se equilibra. Este e outros tipos de vidro estarão expostos na Glass South America, maior feira de vidros planos da América Latina.

Serviço

13ª edição da Glass South America Data: 09 a 12 de maio de 2018 Horário: Dias 09 a 11 das 12h00 às 19h00 / Dia 12 das 10h00 às 17h00 Local: Rodovia dos Imigrantes, KM 1,5 - Cep: 04329-900 | São Paulo | Brasil

Fonte: Comunicação Glass South America

Você também pode gostar de ler sobre:

bottom of page