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Dia do Consumidor: dicas para conquistar e fidelizar seus clientes

Nesta quinta-feira, 15 de março, comemora-se o Dia Internacional do Consumidor, data criada para lembrar os direitos dos consumidores e reforçar o compromisso das empresas com o cumprimento das leis que os protegem. No embalo da data, o Jornal do Vidro traz algumas dicas e reflexões sobre atendimento ao cliente para te ajudar a conquistar e fidelizar quem mantém o seu negócio.

 

Um estudo divulgado pelo Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Educação Continuada (CPDEC) indica que cerca de 48% das pessoas que tiveram uma experiência ruim relacionada ao atendimento espalham essa imagem para pelo menos dez pessoas. A indicação boca a boca é tão antiga quanto eficaz, e vem ganhando outra proporção através de sites como Reclame Aqui e grupos no Facebook, só para citar alguns exemplos. Por isso, garantir um atendimento cordial e informativo pode ser decisivo para garantir a compra, a recompra e a divulgação de sua empresa para outros possíveis clientes.

 

Defina uma estratégia

 

Definir uma estratégia de comunicação com o cliente é fundamental para garantir o sucesso. É papel do atendimento informar, esclarecer, direcionar, demonstrar e ajudar o consumidor. Para alcançar uma comunicação eficaz, alguns pontos podem aprimorados. O primeiro passo é conhecer seu público-alvo, ou seja, saber quem são seus clientes e potenciais clientes, o que eles esperam e como se comunicar com eles. Ter uma boa oratória, ou seja, pronunciar as palavras com clareza e a ênfase desejada e evitar palavras de baixo calão e vícios de linguagem, como “né” e “tá”, tornam a conversa com qualquer cliente mais agradável.

 

A comunicação verbal deve estar aliada à não verbal, ou seja, dos seus gestos e postura. Manter-se com boa aparência, conversar olhando no olho, apertar a mão com firmeza, tudo isso conta pontos em uma venda direta. É importante que o espaço em que seu consumidor é atendido esteja sempre limpo e seu estoque seja organizado, com os produtos separados por data de entrega.

 

Mantenha a equipe atualizada

 

Para garantir a eficiência e motivação da equipe, mantenha a si e seus funcionários atualizados e bem-informados com notícias do setor. Promover capacitações dos colaboradores regularmente pode melhorar ainda mais seu atendimento.

 

Após o primeiro contato com o cliente, procure demonstrar segurança ao falar sobre os produtos ou serviços que sua empresa oferece. Isso se conquista tendo conhecimento do negócio. Nunca deixe de fornecer todas as informações sobre a instalação ou produto vendido. No caso de um boxe, por exemplo, fornecer um manual de uso, limpeza e manutenção é fundamental para garantir a segurança do comprador do produto.

 

Dê atenção ao pós-venda

 

Tão importante quanto cativar o cliente, é gerenciar de forma eficiente seu negócio para cumprir seus contratos. Tenha sempre o estoque completo e entregue o produto no prazo combinado. Conseguiu fechar negócio e o cliente saiu satisfeito? Mantenha-se em contato e fidelize o consumidor. Lembrá-lo da importância da manutenção periódica de certos sistemas, como boxes e envidraçamentos de sacadas, também é uma boa forma de garantir a segurança dele – e novos serviços para você.

 

Esteja atento ao atendimento pelo telefone, e-mail e redes sociais, para tirar todas as dúvidas deles em relação ao produto. E se você já tem clientes fiéis, mantenha o seu catálogo atualizado com as última tendências do setor para apresentá-los. Como fazer isso? Seguindo o Jornal do Vidro nas redes sociais você se mantém por dentro das últimas notícias do vidro e alumínio.

 

Fonte: Abravidro

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