top of page

PUBLICIDADE

Pioneiro em segurança, vidro aramado volta a ganhar força no mercado


O vidro aramado é um dos mais antigos materiais empregados na construção civil, sendo pioneiro no quesito segurança. Amplamente utilizado no Oriente Médio e na Europa, tanto em obras residenciais como em prédios públicos com fachadas de vidro, o material ainda não caiu no gosto dos brasileiros, mas é tendência para o mercado vidreiro em 2018.

O aramado é um vidro impresso translúcido, disponível em várias cores, que possui em seu interior uma malha quadrada de arame de aço com espaçamento de ½". Por suas características, é considerado um vidro de segurança e anti-chama. A fabricação é similar à de um vidro impresso, porém, assim que passa entre os cilindros metálicos e vai para estenderia (conjunto de rolos), a tela de arame é aplicada à massa. A malha segura os estilhaços em caso de rompimento da placa, deixando o vão indevassável até sua substituição.

Além da alta segurança, ele oferece bom custo benefício – se comparado aos outros vidros com este nível de proteção – e também alta resistência ao fogo. Apesar de antigo, esse material acabou sendo substituído nas obras por outros materiais, como o vidro laminado e o temperado. Como é de difícil ajuste dimensional, recomenda-se medições criteriosas e precisas das esquadrias ou dos vãos do local de instalação. Entre outros cuidados na instalação, deve-se manter uma folga de 3mm para que as chapas não trabalhem sob tensão, o que reduziria sua resistência. Outro ponto a ser destacado é o seu transporte, que deve ser realizado sempre na posição vertical, com inclinação aproximada de 6%.

O aramado segue as mesmas aplicações dos vidros laminados, podendo ser aplicado em parapeitos; balaustradas; sacadas; vitrines; coberturas e claraboias; escadas de incêndio e portas corta-fogo, entre outras possibilidades. Dada sua versatilidade e vantagens que oferece, algumas empresas estão apostando com força no vidro aramado, como é o caso da fabricante Saint Gobain. O retorno da fabricação nacional voltou ao portfólio da empresa no segundo semestre de 2017 e espera crescimento nos próximos anos.

Estas e outras dicas relacionadas ao mercado e à aplicabilidade de vidro, você encontra na Glass South America, maior feira de vidros planos da América Latina. Para mais informações, acesse o site do evento.

Fonte: Glass South America

Você também pode gostar de ler sobre:

bottom of page