Uma fabricante de vidros com sede em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, tem planos de abrir seu primeiro showroom no Brasil em breve para comercializar seu novo vidro solar colorido. A Emirates Insolaire aguarda apenas as certificações do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para começar a atender o mercado brasileiro com o produto, que emprega tecnologia exclusiva.
Os vidros fotovoltaicos fabricados pela Emirates Insolaire trazem a tecnologia Kromatix, patenteada pela companhia suíça SwissINSO, e foram desenvolvidos para serem utilizados em fachadas e coberturas para captação de energia solar, que posteriormente pode ser consumida pelas próprias edificações. De acordo com o executivo de Vendas e Marketing da Insolaire para a América Latina, Rogerio Carranza Duarte, há projetos nos quais a energia gerada chega a atender quase a totalidade do consumo demandado pelo prédio, diferente dos tradicionais painéis solares, mais limitados.
Disponíveis nas cores verde (em dois tons), azul (em dois tons), cinza, bronze, ouro e terracota - todas opacas para garantir eficiência na produção de energia - os vidros Kromatix fotovoltaicos são coloridos através de um processo de deposição atômica de nanopartículas em sua superfície. “Ainda há opção de o cliente escolher alguma cor fora desta cartela, mas ela não terá o mesmo desempenho”, afirma o Duarte.
Segundo informações do executivo, já há clientes interessados em fazer negócio com a Emirates Insolaire no Brasil. A maior demanda está em prédios comerciais e residenciais, mas também há interesse de uso em casas de alto padrão e indústrias, segundo o Duarte. A Insolaire, que já tem 60 mil m² de seus produtos instalados mundo afora, fornece o material e garante contar com parceiros aptos a fazer a instalação em terras brasileiras. Em Dubai, o uso dos novos vidros fotovoltaicos coloridos deve começar em abril, enquanto no Brasil, o processo para obtenção das certificações está encaminhado no Inmetro e deve ser finalizado até junho.
Fonte: Agência de Notícias Brasil-Árabe