top of page

PUBLICIDADE

O vidro no combate à perturbação sonora

Aconteceu em São Paulo, no dia 28 de abril, a 3ª Conferência Municipal sobre Ruído, Vibração e Pertubação Sonora, com apoio da Abra Vidro e com sede na Câmara Municipal de São Paulo. O evento debateu questões a cerca do impacto da poluição sonora para a saúde da população, refletindo na educação da mesma. Mas a pergunta central é: Como combater essa poluição sonora de forma efetiva?Primeiramente, este é um assunto complexo, pois trata de questões de uma identidade cultural, que já está impregnada na sociedade como um todo. Obviamente é um problema que atrapalha a maioria das pessoas, e sim, existem indivíduos que lutam para combater a problemática.

imagem: Agência GuiaX

No dia 27 de abril foi comemorado o Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído, e para aproveitar a ocasião, alunos da EMEF, Escola Municipal Desembargador Amorim Lima, da Zona Oeste de São Paulo, criaram o “Manifesto do Silêncio”, ato que consistia em vestir-se com camisetas brancas e segurando cartazes da mesma cor. Essa manifestação ocorre em todo o mundo há 21 anos.

Embora todos os tipos de atos sejam importantes, o combate a poluição sonora passa diretamente nas mãos dos arquitetos, engenheiros e vidraceiros, que pode decidir de forma efetiva a diminuição dessa poluição. Para tanto foi criada e já está em vigor a NBR 15575, que foca na melhor acústica para o benefício da população, e está mais ampla, visto que agora atinge não só os edifícios de até cinco pavimentos, mas todas as novas edificações residenciais.

A nova norma da ABNT não interfere somente nas questões dos ruídos e efeitos que causam turbulências sonoras para à população, mas ataca diretamente o setor vidreiro no que diz respeito a durabilidade do material utilizado pelo profissional do vidro. Box de banheiro, ferragens de latão ou até mesmo uma fachada de vidro devem ser repassadas pelo vidraceiro ao construtor todas as informações de durabilidade para que tudo atinja as regras da NBR 15575. Nesse caso, o vidraceiro deve atentar aos novos requisitos para que não esteja fora do padrão tanto de duração do material quanto das questões de poluição sonora, que tanto prejudica o mundo.

Para acessar as novas regras da ABNT clique aqui.

Tags:

Você também pode gostar de ler sobre:

bottom of page