top of page

PUBLICIDADE

Você e sua empresa estão trabalhando de forma segura???


O saber desse mês, traz a tona um assunto vital para o profissional do mercado do vidro e alumínio, a segurança no trabalho! Quando somos acostumados a realizar determinadas tarefas, adquirimos hábitos com o passar do tempo, além da prática, nos sentimos confiantes e condicionados a vícios.

Segundo os dados da OIT (Organização Internacional do Trabalho), de janeiro a outubro de 2015 ocorreram mais de 710 mil acidentes no Brasil e cerca de 19% foram na construção civil, ou em empresas ligadas ao mercado da construção.

Muitos trabalhadores passam horas pendurados em escadas, em cima de andaimes e telhados. É nessas horas, que descuidos podem acontecer e os acidentes também. No geral, existe aquele pensamento: “isso nunca irá acontecer comigo”, equívoco de quem pensa assim, pois acidentes acontecem quando menos esperamos.

Para materializarmos essa matéria, fomos até São José dos Pinhais conversar com o Rodrigo, proprietário da Vidraçaria Castelo, que gentilmente relatou sua experiência, após sofrer um grave acidente de trabalho. O acidente ocorreu em 2013 enquanto instalava uma cobertura de vidro, segundo ele, foi provocado por uma má fixação de uma tábua em um andaime, a tábua teria se movido, ocasionando sua queda. Uma ferramenta elétrica de corte de alumínio caiu sobre seu braço, agravando ainda mais a situação.

Rodrigo teve múltiplas fraturas e lesões sérias no braço direito, além de outras lesões pelo corpo causadas pela queda. Passou dias na UTI e levou praticamente um ano para se recuperar, infelizmente ficou com algumas sequelas, porém, superou suas limitações e continuou trabalhando na vidraçaria.

"Hoje tenho consciência que se tomarmos todas as medidas de precauções, a chance de um acidente ocorrer é muito pequena, passei a ser um incentivador do uso de equipamentos de segurança, cobro meus funcionários diariamente"


Tags:

Você também pode gostar de ler sobre:

bottom of page