top of page

PUBLICIDADE

Sistemas de automação colocam a administração de empresas vidreiras na palma da mão


Os tempos mudaram... esse chavão serve para todos os segmentos profissionais existentes no planeta e com o vidreiro não é diferente. A era da hiperconectividade transformou desde a maneira de contatar clientes até o modo como uma empresa faz suas compras. Administrar um negócio ficou muito mais simples porque tudo está ao alcance da mão, em um só lugar.

No segmento vidreiro, essa facilidade de gerenciamento dos negócios veio com o surgimento dos sistemas específicos de automação administrativa. Com eles, é possível fazer um orçamento, enviar para o fornecedor o pedido de compra dos materiais necessários para realização da obra, fazer cobrança, tudo ao mesmo tempo e no mesmo espaço. Além disso, o controle do processo de produção e do estoque é total. “Quando o cliente aprova um orçamento, o sistema detalha imediatamente tudo que vai na obra. Isso auxilia as pessoas responsáveis pelo controle de material, pois elas passam a saber se temos em estoque tudo que precisa ou se há a necessidade de comprar algo”, explica Alcione de Jesus, gerente da Alvitec Esquadrias de Alumínio, sobre o funcionamento do sistema de automação para vidraçarias recém adquirido na empresa.

Conforme o gerente da Alvitec, até bem pouco tempo a empresa era administrada por meio de planilhas de Excel. Porém, na hora de fazer um orçamento usava-se outro programa. Já quando precisava fazer um desenho da obra, outro programa era empregado e assim por diante. Essa forma de administrar tomava muito tempo, era muito pouco prática e limitada. No final das contas, algumas coisas acabavam saindo fora do controle. Foi quando Alcione teve a ideia de procurar um sistema para automatização e unificação dos processos de administração, produção, orçamento, vendas e compras. Embora a contratação do sistema seja recente, dois benefícios já são contabilizados: a praticidade ao fazer um orçamento e a satisfação do cliente. “Com o auxílio do desenho gerado pelo sistema, fica mais claro para o cliente o modelo dos produtos comprados e todos os detalhes da obra”, comemora o gerente.

Outra característica tecnológica da modernidade presente nos sistemas de automação é a mobilidade. A maioria dos programas para vidraçarias são multiplataformas online. Isso significa que além de funcionar em computadores e notebooks, rodam também em celulares, tablets e similares. Dessa forma, não é necessário estar dentro da empresa para operar o sistema. “ Como o sistema roda até no smartphone, se eu preferir, consigo manter nosso administrativo com poucas pessoas”, relata o gerente da Alvitec sobre mais uma das vantagens do sistema em operação na empresa.

A experiência administrativa vivenciada na Alvitec Esquadrias de Alumínio tem sido cada vez mais buscada pelos empresários do ramo do vidro. É o que apontam os dados fornecidos pelas principais empresas detentoras de sistemas de automação para vidraçarias contatadas pelo Jornal do Vidro. Segundo as informações por elas repassadas, novas adesões aos sistemas têm crescido entre 25% a 39 %, nos últimos cinco anos, provando que os sistemas de gestão para o mercado vidreiro vieram para ficar e beneficiar cada vez mais empresas.

Você também pode gostar de ler sobre:

bottom of page