top of page

PUBLICIDADE

Box de vidro é seguro?


Este mês vamos abordar um assunto muito importante para o instalador e para o consumidor de box de vidro temperado. Em agosto de 2012, uma publicação na internet alavancou uma discussão sobre a segurança dos boxes de vidro temperado. Nela, uma jornalista e mãe (responsável pelo blog IMãe) publicou a foto dos vários estilhaços de vidro que sobraram do box do banheiro que quebrou durante o banho de sua filha de dois anos. O texto que acompanhava a imagem recomendava que todos pensassem muito bem ao escolher box de vidro para instalar no banheiro. Nos comentários que seguiram a postagem, muitos leitores concordavam com a blogueira e relatavam casos parecidos. Com base nesse caso, fomos conversar com o Ademir Piloneto, que tem experiência de quase 30 anos no ramo de vidraçaria, acompanhando, instalando e inspecionando obras de vidro de todos os tipos, inclusive box de banheiro.

Em sua opinião, boxes de vidro temperado são seguros?

Sim, em minha opinião é seguro! Instalo box há quase trinta anos e nunca observei quebra de box de vidro temperado quando bem instalados. Se o vidro for bem temperado e o box for instalado no prumo, com bons acessórios, a chance é mínima de ocorrerem acidentes.

Do ponto de vista técnico, o que pode ter causado o problema?

Creio eu que o instalador falhou em um desses quatro pontos:

1º ponto: não foi rigoroso com a procedência do vidro temperado usado na instalação;

2º ponto: não inspecionou o vidro antes de ir para instalação;

3º ponto: ele pode ter comprado um de kit para instalação de box com má qualidade. Nesse kit, a maior recorrência de defeitos é na roldana, que pode ter travado ou o eixo pode ter quebrado;

4º ponto: o instalador pode não ter tirado o prumo da maneira correta.

Em casos como esse, que solução pode ser encontrada para resolver o problema e garantir a confiabilidade dos boxes de banheiro em vidro temperado?

Na nossa empresa, fazemos reposição de peças quebradas em todos os tipos de fechamento, desde um box até coberturas de vidro. Somos chamados em casos nos quais não fomos nós que instalamos o vidro e observamos todos os tipos de má instalação. Desde um box de vidro temperado faltando batedores de borracha até outros acessórios que são essenciais para a segurança no abrir e fechar da parte móvel do box. Geralmente, o cliente esta desanimado, muito insatisfeito e inseguro. Quando isso ocorre, nós procuramos fazer o seguinte: mostramos os pontos equivocados da antiga instalação, instalamos de maneira correta a peça de reposição e mostramos para esse cliente o manuseio mais adequado e seguro para essa peça móvel do box de vidro temperado. Além disso, para garantir uma boa instalação é importante ter bons fornecedores de vidro, acessórios e alumínio, orientar os profissionais que fazem a instalação e inspecionar a obra após seu término. O vidro temperado é muito seguro quando é instalado por profissionais capacitados para isso.

Você também pode gostar de ler sobre:

bottom of page