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A importância do cadastramento dos clientes e das vendas


Meus amigos leitores, estamos inaugurando esse espaço em nosso jornal onde você sempre encontrará dicas e opiniões a respeito de marketing, vendas e atendimento. Pretendemos trazer soluções que possam ser facilmente aplicadas ao cotidiano da sua empresa, contribuindo para o oferecimento de um serviço com cada vez mais qualidade, que atraia ainda mais clientes e fidelize os que você já tem.

Pra começar vamos abordar algo de suma importância para sua empresa: o cadastro. De cara, gostaria que você refletisse sobre algumas questões:

  • Sua empresa possui cadastro organizado de venda ou de clientes?

  • Qual é a importância de manter contato com seus clientes?

  • Você conhece a preferência deles?

  • Sua empresa sabe quando eles fazem aniversário?

  • Em qual perímetro seus clientes se concentram, longe ou perto da sua empresa?

Se sua empresa já possui um sistema ou planilha de cadastro, ponto pra você! Apenas fique atento à atualização de informações e se elas condizem com os tópicos que trataremos aqui. Agora, se sua empresa não possui, não pense duas vezes, comecem a cadastrar imediatamente suas vendas e clientes. Hoje temos inúmeros sistemas organizadores de cadastros gratuitos ou de baixo custo na internet. Uma opção ainda mais simples é utilizar uma planilha de controle de clientes, como muitas cujos modelos também podem ser encontrados na internet.

Para que serve um cadastro com todos os dados do seu cliente?

O cadastro serve para registrar desde dados básicos até informações personalizadas, capazes de gerar novos negócios com esse mesmo cliente. Dentre os dados básicos, figuram informações como: data da compra, horário, valor cobrado do cliente por obra ou produto, forma de pagamento, especificações sobre o que foi utilizado na obra ou produto vendido e outros dados gerais. Dentre as informações personalizadas estão detalhes como preferências de cor e estilo, potencial do cliente, pequenas obras ou melhorias que o próprio cliente demonstrou interesse em fazer futuramente, as sugestões feitas por sua equipe que despertaram o interesse do cliente em realizar futuramente, enfim, todas as informações que podem acabar gerando novos negócios para sua empresa.

Dica: Lembre-se de que manter o cliente que você já possui é mais fácil do que conquistar novos clientes.

Porque é tão importante saber as preferências de cada cliente?

Todos temos preferências e saber quais são as dos clientes de sua empresa é essencial na hora de oferecer novos produtos. Saber se preferem muro de vidro ao invés de grade, saber o estilo de seu cliente, se mais ousado ou mais discreto, saber as cores da fachada e do interior da residência, se preferem algo mais carregado de perfil de alumínio ou se preferem algo limpo, quase sem nada, são algumas das informações que representam meio caminho andado na hora de fazer contato para realizar uma nova venda.

Dica: De preferência e se possível, tenha fotos para incluir no cadastro.

O aniversário do seu cliente: uma data valiosíssima

Criar brindes simples e bonitos custará pouco para você que é profissional vidreiro e certamente será crucial no relacionamento e aproximação com seu cliente. Imagine você ou sua empresa ligando no dia do aniversário de cada um de seus clientes, parabenizando-os e convidando a vir até a loja buscar um presente exclusivo. Se isso for mantido por dois aniversários seguidos, não tenha dúvida de que você ou sua empresa serão a solução em vidro para esse cliente.

Dica: o brinde pode ser, por exemplo, uma tábua de carne personalizada, um porta retrato, pequenas prateleiras, organizadores – os populares porta-trecos, e por aí vai... Seja criativo e garanta seu cliente!

Acertando no alvo

Criar um mapa para intensificar e concentrar seu trabalho é muito importante. Isso só é possível com a análise do cadastro de seus clientes. Trocando em miúdos, você saberá se seus clientes estão a uma quadra ou a quilômetros de você; se sua empresa e seu trabalho estão mais presentes em uma região ou em outra. Tendo essas informações você poderá criar estratégias comerciais e de marketing com maior chance de acerto e com grande economia financeira.

E aí? Concorda que um cadastro bem feito e atualizado é muito importante para sua empresa? Basta saber usá-lo com sabedoria e criatividade que suas vendas só aumentarão!

O assunto que tratamos aqui foi escolhido sem a sua contribuição, justamente porque o espaço ainda não existia. Porém, a partir de já, contamos com sua participação e opinião, sugerindo novos temas para a coluna Papo Sério. Com certeza existem muito mais questões a serem tratadas! Faça contato pelo e-mail rodrigosandim@live.com ou pelo facebook.com/consultorodrigosandim

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