© 2019 Todos os Direitos reservados ao Jornal do Vidro. Produzido por Agência GUIAX

1/2

A importância do cadastramento dos clientes e das vendas

 

Meus amigos leitores, estamos inaugurando esse espaço em nosso jornal onde você sempre encontrará dicas e opiniões a  respeito de marketing, vendas e atendimento. Pretendemos trazer soluções que possam ser facilmente aplicadas ao cotidiano da sua empresa, contribuindo para o oferecimento de um serviço com cada vez mais qualidade, que atraia ainda mais clientes e fidelize os que você já tem.

 

Pra começar vamos abordar algo de suma importância para sua empresa: o cadastro. De cara, gostaria que você refletisse sobre algumas questões:

  • Sua empresa possui cadastro organizado de venda ou de clientes?  

  • Qual é a importância de manter contato com seus clientes?  

  • Você conhece a preferência deles?

  • Sua empresa sabe quando eles fazem aniversário?

  • Em qual perímetro seus clientes se concentram, longe ou perto da sua empresa? 

 

Se sua empresa já possui um sistema ou planilha de cadastro, ponto pra você! Apenas fique atento à atualização de informações  e se elas condizem com os tópicos que trataremos aqui. Agora, se sua empresa não possui, não pense duas vezes, comecem a cadastrar imediatamente suas vendas e clientes. Hoje temos inúmeros sistemas organizadores de cadastros gratuitos ou de baixo custo na internet. Uma opção ainda mais simples é utilizar uma planilha de controle de clientes, como muitas cujos modelos também podem ser encontrados na internet.

 

Para que serve um cadastro com todos os dados do seu cliente?

 

O cadastro serve para registrar desde dados básicos até informações personalizadas, capazes de gerar novos negócios com esse mesmo cliente. Dentre os dados básicos, figuram informações como: data da compra, horário, valor cobrado do cliente por obra ou produto, forma de pagamento, especificações sobre o que foi utilizado na obra ou produto vendido e outros dados gerais. Dentre as informações personalizadas estão detalhes como preferências de cor e estilo, potencial do cliente, pequenas obras ou melhorias que o próprio cliente demonstrou interesse em fazer futuramente, as sugestões feitas por sua equipe que despertaram o interesse do cliente em realizar futuramente, enfim, todas as informações que podem acabar gerando novos negócios para sua empresa.

Dica: Lembre-se de que manter o cliente que você já possui é  mais fácil do que  conquistar novos clientes.

 

Porque é tão importante saber as preferências de cada cliente?

 

Todos temos preferências e saber quais são as dos clientes de sua empresa é essencial na hora de oferecer novos produtos. Saber se preferem muro de vidro ao invés de grade, saber o estilo de seu cliente, se mais ousado ou mais discreto, saber as cores da fachada e do interior da residência, se preferem algo mais carregado de perfil de alumínio ou se preferem algo limpo, quase sem nada, são algumas das informações que representam meio caminho andado na hora de fazer contato para realizar uma nova venda.

Dica: De preferência e se possível, tenha fotos para incluir no cadastro.

 

O aniversário do seu cliente: uma data valiosíssima

 

Criar brindes simples e bonitos custará pouco para você que é profissional vidreiro e certamente será crucial no relacionamento e aproximação com seu cliente. Imagine você ou sua empresa ligando no dia do aniversário de cada um de seus clientes, parabenizando-os e convidando a vir até a loja buscar um presente exclusivo. Se isso for mantido por dois aniversários seguidos, não tenha dúvida de que você ou sua empresa serão a solução em vidro para esse cliente.

Dica: o brinde pode ser, por exemplo, uma tábua de carne personalizada, um porta retrato, pequenas prateleiras, organizadores – os populares porta-trecos, e por aí vai... Seja criativo e garanta seu cliente!

 

Acertando no alvo

 

Criar um mapa para intensificar e concentrar seu trabalho é muito importante. Isso só é possível com a análise do cadastro de seus clientes. Trocando em miúdos, você saberá se seus clientes estão a uma  quadra ou a quilômetros de você; se sua empresa e seu trabalho estão mais presentes em uma região ou em outra. Tendo essas informações você poderá criar estratégias comerciais e de marketing com maior chance de acerto e com grande economia financeira.

 

E aí? Concorda que um cadastro bem feito e atualizado é muito importante para sua empresa? Basta saber usá-lo com sabedoria e criatividade que suas vendas só aumentarão!

 

O assunto que tratamos aqui foi escolhido sem a sua contribuição, justamente porque o espaço ainda não existia. Porém, a partir de já, contamos com sua participação e opinião, sugerindo novos temas para a coluna Papo Sério. Com certeza existem muito mais questões a serem tratadas! Faça contato pelo e-mail rodrigosandim@live.com  ou pelo facebook.com/consultorodrigosandim  

seção:

Please reload

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

ECG..png
ECG..png

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Sem título-2.png

PUBLICIDADE

BOLT INOX..png
BOLT INOX..png

PUBLICIDADE

carreta do vidraceiro - jornal do vidro.

PUBLICIDADE

NETOCOLOR.jpg

PUBLICIDADE

max fer.png

PUBLICIDADE

union.png
INOX PAR.png

Você também pode gostar de ler sobre:

Você conhece o Vidro Low-e?

13/01/2020

Ascevi intermédia palestra na I Semana das Engenharias em Palhoça SC para 60 estudantes de Arquitetu...

12/09/2017

Empresas italianas mostram novidades da indústria vidreira durante a Glass South America

08/06/2016

Saiba por que você não pode perder a GLASS SOUTH AMERICA

03/06/2016

USP São Carlos desenvolve vidro que muda de cor e pode camuflar objetos

01/06/2016

Níveis de blindagem automotiva

25/05/2016

Governo sinaliza irregularidade em exportações de vidros automotivos

13/05/2016

Vidro Serigrafado: Instrumento elementar ou primordial?

11/05/2016

1/1
Please reload