top of page

PUBLICIDADE

Skywalk: outro jeito de andar no céu

Nós já falamos aqui sobre maneiras de se sentir no céu, como você pode ver nesse link aqui ó. E parece que a gente gosta mesmo desse assunto, porque hoje vamos dar mais uma sugestão.

A Skywalk (caminho no céu, em tradução livre) é uma enorme passarela de vidro suspensa sobre o Grand Canyon, localizado dentro do Parque Nacional Grand Canyon, no norte do estado do Arizona/EUA. Seu idealizador também era um cara que queria dar às pessoas a oportunidade de dar uma voltinha no céu. Sem morrer, é claro! Mas, antes de falarmos mais dessa passarela um pouquinho arriscada, vamos só relembrar o que mesmo é um cânion.

O que são cânions

Bem, cânions são valas muito profundas formadas nas rochas pela passagem do fluxo de água de um rio. A força da água provoca a erosão do solo criando paredões que podem ter desde alguns metros até vários quilômetros de profundidade. Conforme o Rodrigo Ratier, da Revista Mundo Estranho, “se a gente comparar a Terra com uma cebola, um cânion é como um corte de faca que revela algumas camadas da casca do "vegetal" rochoso em que vivemos.”

O Grand Canyon é um desses cortes na cebola, digo, na Terra, feito pelo rio Colorado. Apesar de não ser o maior do mundo, suas medidas não são nada modestas. Ele possui 446 km de comprimento e pode atingir até 1600 metros de profundidade. A largura da fenda feita na rocha é em média de 16 km, sendo que, o ponto mais estreito tem 182 m e o mais largo 29 km.

O sonho

Voltando à Skywalk, a passarela de vidro que fica numa beirada desse “pequeno” desfiladeiro que é o Grand Canyon, averiguamos que a ideia de construí-la nasceu de uma visita de helicóptero feita pelo empresário David Jin, ao Grand Canyon, em 1996. Ele imaginou como seria incrível se as pessoas pudessem ter a sensação de estar em pé sobre uma plataforma de vidro, a 70 metros de uma das bordas do penhasco e a 3 quilômetros da outra. Ainda, quando olhassem para baixo, não vissem nada, além dos 2.000 pés de puro ar entre elas e o fundo do Grand Canyon. Até ele ter essa brilhante ideia, uma sensação como essa só poderia ser experimentada em sonhos.

Desde que era só sonho até virar realidade foram onze anos. Dá uma olhadinha no resultado nesse vídeo aqui:

Na construção, em formato de U, foi usado muito aço e vidro temperado. O chão de vidro tem três metros de largura e 21 de comprimento. A proteção lateral, formada por 41 peças de vidro laminado e curvo, possui 1,5 metros de altura e podem ser trocadas, se ficarem riscadas, para não diminuir a visibilidade. Ainda, Para evitar riscos e desgaste do chão de vidro, os visitantes são obrigados a calçarem uma pantufa que ajuda a manter o vidro limpo e com o máximo de transparência.

A Skywalk tem capacidade para receber até 800 pessoas, mas, por medida de segurança, são permitidas somente 200 pessoas por vez. Anualmente, ela recebe em trono de cinco milhões de visitantes, vindo de mais de cinquenta países dos seis continentes do mundo. É muita gente querendo andar no céu!

Quer ter uma ideia de como é uma visitinha à Skywalk? Veja esse outro vídeo a seguir, feito por um turista em visita à plataforma:

Fontes de consulta:

http://grandcanyon.com/planning/west-planning/skwalk-at-grand-canyon-west/

http://mundoestranho.abril.com.br/materia/o-que-sao-os-canions-como-eles-surgiram

Você também pode gostar de ler sobre:

bottom of page