© 2019 Todos os Direitos reservados ao Jornal do Vidro. Produzido por Agência GUIAX

1/2

PUBLICIDADE

Fechaduras inteligentes permitem que você esqueça as chaves para sempre

A chave é um objeto muito antigo. Dizem que surgiu na China, por volta de 2000 a.C. Na verdade, era uma espécie de gancho que prendia um ferrolho pelo lado de fora, impedindo a abertura pelo lado de dentro. Esse mecanismo evoluiu muito, os egípcios, por exemplo, fizeram chaves com pontas que se encaixavam em cavidades existentes na fechadura. Em 1778, o inglês Joseph Bramah criou uma fechadura mais segura. Para ser aberta, lâminas finas dentro da fechadura precisavam estar em posições determinadas, só assim a chave poderia destravá-la. Anos depois, Linus Yale Jr. inventou a fechadura de cilindro, modificando um antigo design egípcio. 

 

A fechadura evoluiu, mas, a chave continuou igual, sempre necessária. Será? Até que não. Pesquisamos um pouquinho sobre fechaduras para portas de vidro e descobrimos que existem modelos que dispensam o uso da chave convencional, abrindo por meio de senha, cartões ou controles remotos. Esse tipo de fechadura é perfeito para locais onde o acesso é feito por várias pessoas, como condomínios, escritórios ou afins, já que, elas possuem um sistema que permite o cadastro de várias senhas ou cartões. Porém, vagando pelo mundo da informação, vimos que tem muita gente que usa esse tipo de fechadura em residências comuns. Não precisar carregar chaves parece ser um sonho de muitas pessoas... Aqui embaixo estão alguns dos modelos mais modernos disponíveis no mercado:

 

Essa é a fechadura inteligente da Milre Advance para portas de vidro. Existem dois modelos, um para ser instalado em portas sem furação e outro que substitui as fechaduras comuns, por isso tem essa aba metálica que fixa o dispositivo na porta, indiferente da furação. Possui painel touch screen,  sensor térmico que destrava a porta em caso de incêndio, alarmes para casos de tentativa de invasão ou digitação de senha errada, entre outras funcionalidades. Oferece opções de abertura por senha, chave digital ou controle remoto. 

Mais informações: http://www.milredobrasil.com.br/

 

Esse modelo é da Samsung. Apresenta praticamente as mesmas funcionalidades que a Milre Advance tem. A diferença é que ela oferece a possibilidade de abertura com cartão ou chaveiro de proximidade. Além disso, ela tem a função “não perturbe”, que só permite a abertura internamente e  trava de segurança para crianças. 

Mais  informações: http://www.gravo.com.br/

 

Essa é a fechadura digital para portas de vidro da Yale. O maior diferencial desse modelo é que ele não precisa de furação na porta. No mais, ela apresenta as seguintes funcionalidades: teclado touch screen, abertura por senha digital ou cartão de proximidade,sistema de travamento automático e  alarmes. O produto está disponível para porta simples e portas duplas.

Maiores informações: http://www.yale.com.br/

 

O que vem por aí 

E o futuro da chave não é nada promissor. A internet das coisas, conceito usado para definir a tecnologia que torna inteligentes os aparelhos, utensílios e objetos do cotidiano, conectando-os à vida digital, possibilitou o desenvolvimento de fechaduras que não só dispensam o uso da chave comum como dispensam qualquer chave. O simples fato do morador se aproximar da sua casa já aciona a abertura da porta. Apesar de já existirem fechaduras com essa funcionalidade, elas ainda não são podem ser encontradas no mercado brasileiro com facilidade. O que é só questão de tempo! Enquanto elas não chegam aqui, dá uma olhadinha no levantamento que fizemos dos modelos que já existem:

 

Basicamente, todas essas fechaduras inteligentes funcionam assim: 

  • através de um aplicativo instalado no smartphone, a porta se destranca automaticamente quando o dono da casa ou alguém com a senha digital se aproxima; 

  • podem ser distribuídas "chaves digitais" para que outras pessoas possam entrar, sempre que necessário - mantendo um registro de todas as entradas e saídas; 

  • em caso de roubo ou perda do smartphone, todos os acessos  podem ser  removidos via internet; 

  • funcionam à pilha ou bateria e avisam quando precisa trocar antecipadamente;

  • podem ser destravadas também por meio de chave comum.

 

KEVO SMART LOCK

Modelo pioneiro, design tradicional.

Mais informações: www.kwikset.com

 

 

GENIE SMART LOCK

DIFERENCIAL

Painel luminoso que mostra mensagens sobre o funcionamento da fechadura.

Mais  informações:

www.geniesmartlock.com

 

AUGUST SMART LOCK

DIFERENCIAL

Funciona via bluetooth, assim não fica dependente de uma ede WiFi.

Mais  informações:

 www.august.com

 

GOJI SMART LOCK

DIFERENCIAL

Câmera integrada à fechadura  que tira fotos dos visitantes e envia ao dono da casa junto com um alerta de chegada.

Identifica e emite mensagem sonora de boas vindas aos que acionam a fechadura. 

Mais  informações: www.gojiaccess.com

seção:

Please reload

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

ECG..png
ECG..png

PUBLICIDADE

METTALLFLECK..png
METTALLFLECK..png

PUBLICIDADE

Sem título-2.png

PUBLICIDADE

BOLT INOX..png
BOLT INOX..png

PUBLICIDADE

KING..png

PUBLICIDADE

NETOCOLOR.jpg

PUBLICIDADE

ANTALUM..png

PUBLICIDADE

union.png

PUBLICIDADE

INOX PAR.png

PUBLICIDADE

ALIANCA ALUMINIOS[.png

Você também pode gostar de ler sobre:

Ascevi intermédia palestra na I Semana das Engenharias em Palhoça SC para 60 estudantes de Arquitetu...

12/09/2017

Empresas italianas mostram novidades da indústria vidreira durante a Glass South America

08/06/2016

Saiba por que você não pode perder a GLASS SOUTH AMERICA

03/06/2016

USP São Carlos desenvolve vidro que muda de cor e pode camuflar objetos

01/06/2016

Níveis de blindagem automotiva

25/05/2016

Governo sinaliza irregularidade em exportações de vidros automotivos

13/05/2016

Vidro Serigrafado: Instrumento elementar ou primordial?

11/05/2016

Você conhece o Vidro Low-e?

12/02/2016

1/1
Please reload