top of page

PUBLICIDADE

Você sabia que o vidro é líquido?

Calma, não estamos malucos e nem aconselhamos que alguém tome um copo cheio de vidro só pra comprovar. Isso não vai dar certo mesmo!!!

Deixando as piadinhas de lado e falando cientificamente, o vidro é sim como se fosse líquido. E a explicação está no fato de o vidro apresentar propriedades químicas parecidas com a dos líquidos.

Mas, o que isso quer dizer? Nós explicamos: para estudar todos os tipos de substâncias químicas existentes, e o vidro é uma delas, os cientistas criaram determinadas classificações, de acordo com as propriedades e características que as substâncias apresentam. Com o auxílio de microscópios potentes, tornou-se possível observar a estrutura atômica da matéria e olhar para cada pedacinho, mais conhecidos como átomos, bem de pertinho. Ao fazer essa observação bem de perto, conseguiu-se perceber como que os pedacinhos das coisas observadas estavam organizados. E aí, chegou-se às seguintes conclusões:

Quando uma substância é sólida e resistente, seus átomos estão organizados de maneira perfeita, por isso são chamadas de sólidos perfeitos. Como se fosse uma sala de aula cheia de alunos levando uma bronca da diretora por causa da bagunça. Todo mundo sentado na carteira, as carteiras enfileiradas, as fileiras iguais etc.

Quando uma substância é líquida seus pedacinhos estão totalmente desorganizados, bagunça geral mesmo! Como se fosse uma sala de aula em véspera de feriado, três ou quatro gatos pingados, sentados um aqui outro lá, sem muita organização.

E é aí que está o segredo: essas substâncias de estrutura desorganizada podem ser denominadas líquidas, vapores ou sólidos amorfos, que quer dizer sólidos sem forma. E adivinhe quem é um sólido amorfo? Ele mesmo, o vidro. Sua estrutura atômica, isto é, seus pedacinhos, estão desorganizados, igualzinho a estrutura atômica dos líquidos. Por isso, podemos dizer que, cientificamente, o vidro é líquido.

Como o vidro se enquadra nessa categoria, podemos imaginar que é possível derramar um vidro, certo?! Parece que sim, porque as substâncias que possuem estrutura atômica irregular, como os líquidos e o vidro, apresentam uma propriedade denominada viscosidade, que nada mais é que a capacidade de resistir ao escoamento. Ou seja, quanto mais viscosa mais difícil de escorrer ou derramar. Segundo os cientistas, o vidro tem uma viscosidade altíssima, por isso, ainda que demore muito, ele também escorre, em temperatura ambiente, igual qualquer líquido. Uma prova disso seriam os vitrôs das catedrais antigas. Alguns deles possuem a base mais larga que a parte superior, segundo algumas teorias, justamente porque o vidro escorreu com o passar do tempo.

Então, isso quer dizer que daqui uns trezentos anos um copo de vidro atual terá mudado de formato porque o vidro irá escorrer? Quer saber a resposta sem precisar esperar três séculos? Clique aqui

Tags:

Você também pode gostar de ler sobre:

bottom of page